quinta-feira, 11 de junho de 2015

JUNK FOOD vs ALIMENTAÇÃO UNFANTIL = MAMAE NA COZINHA: Cachorro quente de forno

Sabe aquele dia em que seu filho pede um cachorro quente para comer e você só consegue pensar na nutrição alimentar dele? Acredito que este seja o dilema da maioria das mães. Deixá-lo comer aquela porcaria ou tentar convencê-lo à trocar o prato. O maior problema é convencê-lo né ..... kkkkkk ..... às vezes conseguimos e às vezes não......kkkkk e a criança continua com vontade. Isto me força à usar a imaginação e ir para a cozinha.
Ontem fiz esta receita, trocando os ingredientes de um cachorro quente tradicional por opções mais saudáveis, lógico que não consegui tirar a salsicha da relação, afinal ela é a base deste prato, mas um embutido de vez em quando não faz mal para ninguém...... mesmo porque aqui em casa este alimento aparece bem de vez em quando mesmo. Vamos à receita.
RECHEIO
1 pct de salsicha fatiada em rodelas (marca de sua preferência);
1 cenoura média picada em quadradinhos;
1 Chuchu picado em quadradinhos;
100g de Vagem fatiada;
2 colheres (sopa) de cebola picada
Tempero à gosto (eu usei páprica, cominho, tomilho, manjericão, uma folha de louro e uma pitada de sal )
Molho de tomate
Modo de preparo – aqui vc vai preparar um molho comum,  refogue a cebola, inclua os vegetais com um pouco de água para cozinhar juntamente com os temperos, e por ultimo a salsicha e o molho de tomate. Geralmente escolho estes vegetais porque não interferem no sabor do molho, mas podem ser substituídos pelo os da sua preferência. (caso queiram podem incluir milho, ervilha, etc)
MASSA
3 ovos;
1 xícara (chá) de óleo de canola (pode usar qualquer óleo, uso este por causa da nutrição;
1 xícara (chá) de leite;
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral (pode ser substituída pela farinha branca);
1 colher (café) de sal;
2 colheres (chá) de fermento em pó.
Modo de preparo – coloque todos os ingredientes no liquidificador, começando pelos ingredientes líquido. Aí é só bater.
Montagem da forma – após untar a forma colocar uma camada de massa, uma camada de recheio e mais uma camada de massa. Asse no forno em fogo baixo.
Depois de desinformado colocar uma fina camada de purê de batata (podendo substituir por purê de mandioquinha ou batata doce, porém estas opções vão alterar o sabor), polvilhe com um pouco de batata palha, e esta pronto!
Fácil né? Rápido e todos ficam satisfeitos, mamãe por ter incluído um pouco de nutrição e filhote por comer “tranqueira”.
Como acompanhamento, coloco salada de tomate e suco natural de mamão ou uva.
Bom apetite!

Deia Roder






Nenhum comentário:

Postar um comentário